Após todos os encontros com as escolas, as trocas de tesouros que descobrimos no caminho, trazemos nossas Reverências e Referências (O texto a partir daqui faz parte da Agenda de Encantamentos):


“Reverenciar João Guimarães Rosa, no espaço original da criança criadora, leitora das coisas, dos bichos e das palavras, é reverenciar a brasilidade poética, ética e estética como metodologia de letramento da vida.
Salve João Rosa, o inventor de palavras, um dos maiores escritores brasileiros dos nossos tempos! 

Reverenciar Claudio Fragata grande escritor de livros para as infâncias e juventudes,  que em seu livro João, Joãozinho, Joãozito: o menino encantado resolve contar a trajetória de João Rosa desde menino quieto amigo de bois e formigas até a carreira literária. Salve Fragata!

Reverenciar crianças e jovens estudantes, os que acabaram de chegar como o Sol do arrebol, que o caminho pra caminhar seja coletivo como o das formigas, que os passos sejam de aventura ao ritmo de baquetinhas, que seu olhar siga luminoso como vagalumes curiosos e sua condução seja guiada por um coração forte e quieto como o dos boizinhos. Salve às crianças e jovens!

Reverência a nós, pessoas educadoras, pessoas artistas, que transversalizam conteúdos em  defesa da terra, do meio ambiente, da democracia, da resistência, das questões sociais, políticas, culturais, econômicas, científicas e tecnológicas.

Salve nós, educadores, abridores de caminho e protetores da vida!”

Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

#DescricaoDeImagem fundo laranja, com uma ilustração de nuvens no céu, capim e uma árvore de troncos retorcidos, de baixa estatura, com folhagens nas pontas, há uma criança lendo um livro, sentada no chão e escorada no pé da árvore, no meio da imagens entre o céu e a árvore tem uma etiqueta preta com escrita em laranja, com os dizeres “Reverências e Referências”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

05/07 - ESCOLA VASCO BERNARDES em Sagarana – MG